domingo, outubro 24, 2004

Caçadores de Mito




Eu estou virando fã de um programa na Discovery Chanel chamado Caçadores de Mito. Os dois carinhas aí da foto são os apresentadores e como sugere o nome, o intuito deles é desmistificar ou comprovar as várias lendas urbanas que rondam por aí. O programa passa todos os sábados as 9:00 hs da noite e é reapresentado no próximo sábado as 2 horas da tarde.

Um dos episódios mais legais que eu já vi até agora foi eles quebrando o mito de que uma pessoa usando pearcing no rosto é capaz de atrair mais raios que outra que não usa. Eles encheram a cara de um boneco protótipo de piercing dentro de um galpão e soltaram raios pra todos os lados e de várias intensidades, e a única vez que o raio atingiu o boneco foi quando colocaram uma maçaneta na boca dele, mas é claro que ninguem usa uma maçaneta na boca por aí, então o mito foi detonado. O mais engraçado é que agora , eu sempre lembro disso todas as vezes que eu vejo alguma pessoa usando piercing....

Outro episódio interessante que eles mostraram no programa é de que uma escova de dentes dentro do ambiente do banheiro é capaz de atrair bactérias do vaso sanitário. E o mito foi comprovado! mas com a ajuda de um sanitarista, foi explicado que qualquer tipo de bactéria é atraída pela umidade da escova de dentes, independente do lugar que ela se encontre, mas a quantidade é tão ínfima que não traz nenhum mal a nossa saúde. Mesmo assim que eca, né?

Outro legal também passou ontem, mostrando que é puro mito aquela história de se atirar no tanque de combustível do automóvel para que ele exploda. Eles encheram de tiros um tanque cheio de um automóvel e nada, ou seja, isso é coisa de cinema. Mas se o radiador de um carro furar é só quebrar um ovo dentro do mesmo que o furo "milagrosamente" irá desaparecer. Mais um mito comprovado!

Parece que o programa ainda é novo por aqui, e eles prometem desvendar ainda muitos mitos, como por exemplo, de determinados objetos explosivos colocados dentro do forno de microndas, da moeda que lançada do alto do Empire States pode até matar uma pessoa na rua se for atingida na cabeça. Ficou interessado? então dá uma olhada no site deles aqui