terça-feira, fevereiro 15, 2005

Você é mentiroso?


Desculpe, mas eu sei que você é. Eu, você, todo mundo mente segundo uma reportagem publicada na revista Super Interessante. Apesar de condenada, a mentira é uma traço inevitável da comunicação entre humanos. Todo mundo mente, seja pra conseguir um emprego, seja para mudar o destino de uma nação.

Foi feita uma pesquisa e filmaram 121 pares de pessoas que não se conheciam durante uma conversa casual de dez minutos e mais tarde os voluntários se apresentaram para comentar o que haviam dito. Duas ou três mentiras foram identificadas em cada sessão. Havia desde pessoas que fingiam concordar com o outro para ser simpáticas e até um cidadão que disse ser astro de rock. E essas mesmas pessoas no final ficaram surpresas por se verem mentinto tanto no video.

As mentiras também acontecem por uma pressão inevitável pelo sucesso profissional e social. E não é atoa que muita gente exagera na hora de redigir o curriculo e aquele "inglês avançado" não passa de um semestre básico de cursinho.

Tem o caso da macaca Koko que aprendeu a "falar" com humanos e domina mais de mil sinais de comunicação gestual e com apenas 1 ano de idade ela começou a empregar os sinais para fingir e dissimular. Quando quebrou seu brinquedo preferido, um gatinho de plástico, ela prontamente apontou outra pessoa como culpada e usando de seus artifícios mais dissimulados para escapar da pena abaixou a cabeça como se não soubesse de nada, indicando apenas quem tinha feito aquilo com o boneco.

A gorila mentiu para escapar de uma punição, como também fazem as pessoas, e a estratégia funciona se a lorota for contada com perfeição. O problema é que para nós a mentira é um assunto constrangedor. Ela envolve questões éticas e por isso é angustiante assumirmos que, deliberadamente mentimos aqui e acolá. Afinal quem já não encontrou um amigo, depois de acordar atrasado para o trabalho, bater com o dedinho no pé da cama e perder o ônibus e ainda responder " ta tudo bem", quando alguem lhe pergunta?

Ai, esse meu blog é muito bom mesmo né? Agora podem mentir a vontade...