quinta-feira, abril 21, 2005

Praia do Forte.



Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com





Umas das coisas mais legais que fez com que a gente escolhese a Praia do Forte para conhecer da última vez foi o fato de que o lugar tinha toda uma idéia voltada para a preservação da natureza, ou seja, nenhuma construção poderia ultrapassar a altura de um coqueiro, a pintura dos imóveis não deveriam destoar muito dos tons de natureza e lí também que a Praia do Forte era uma fazenda que foi comprada por Klauss Peters, o dono do resort mais bacana que tem por lá, e ele passou a escritura das casinhas da vila para os pescadores mas com a condição de que elas não poderiam ser vendidas, somente passadas de pai para filho, para se evitar a exploração imobiliária, mas eu fiquei espantada com o tamanho do crescimento da vila nesses dois últimos anos e fiquei na dúvida se esse acordo está sendo cumprido, mas na verdade a vila pode até ter perdido um pouco do seu charme mas ainda é um local super interessante pra se visitar, prova é a quantidade de turistas estrangeiros que se tem por lá.

Existem muitas atividades interessantes pra se fazer, desde passeios a cavalo pela praia em noite de lua cheia, canoagem, windsurf, observação de baleias (acho que só no mês de agosto), visita as ruinas do Forte de Garcia D'avila, mergulho nas piscinas naturais do Papa Gente e claro, ao Projeto Tamar já que a sede encontra-se lá.

A praia do forte é local da desova de tartarugas marinhas, que acontece no período de setembro a março e hoje 90% do pessoal das bases do Tamar são formados por pessoas da própria comunidade que antigamente eram os responsaveis pela matança dos animais, mas hoje graças ao trabalho do Projeto Tamar de concientização, são eles que ajudam na preservação desse animal que ainda corre sérios riscos de extinção. Existe uma curiosidade sobre as tartarugas marinhas, embora elas vivam espalhadas por oceanos do mundo todo elas sempre voltam para desovar na mesma praia onde nasceram, mas os biólogos ainda não conseguiram explicar esse excepcional senso de direção que elas tem. Ahh, e o sexo das tartarugas também é definido pela temperatura da areia, se a areia estiver bem quente nascerão femeas se estiver mais fria, serão machos.

Construído entre 1551 a 1624 o forte de Garcia D"avilla foi a primeira grande edificação portuguesa feita no Brasil e é a sede do maior latifundio do mundo que ia dessa região da Bahia até o sul do Maranhão. Como eu sei tudo isso? Assistindo a uma aula que um professor de história que estava em excursão lá com uns alunos explicou.

A noite também é super animada na vila e tem programas para todos os gostos e bolsos, e nos fins de semana ou na alta temporada é que a vila ferve. É impressionante como se come bem nessa região , talvez por conta da maioria dos restaurantes serem de propriedade de alemães, italianos e argentinos, eu não sei, mas o fato que é a comida lá não deve nada para qualquer bom restaurante aqui de São Paulo. O meu preferido lá é o Café Tango, especializado em tortas artesanais e capuccinos, e eu me deliciei né. Só não comi o acarajé, toda vez que eu encontrava a baiana eu estava entupida de tanto comer, hehehe. Foi uma pena!

Já coloquei algumas fotos aqui. Depois eu volto pra falar um pouco sobre Imbassaí.