terça-feira, setembro 26, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting


Apesar da minha passagem pelo Japão ter sido meteórica eu ainda consegui conhecer mais duas cidades diferentes alem de Tokyo. Fui também para Yokohama e Narita, mas hoje vou falar só de Tokyo.

Saímos daqui na sexta-feira a noite e chegamos no hotel no domingo as 5 da tarde ( por causa do fuso horário) . A vontade sempre é de tomar uma banho e ir direto pra cama depois de uma viagem dessas, mas a gente se segurou pra poder aproveitar melhor a cidade :)

Eu gostaria de ter ido ao Yoyogi Park, que é o lugar onde a japonesada maluca se encontra ao domingos, vestidos com as roupas mais engraçadas, mas já era muito tarde. Então resolvemos ir para o Shinjuko que é uma bairro que tem uma vida noturna bem agitada. Mas as 10 da noite já estávamos de volta ao hotel pra no dia seguinte estar acordado as 4 da manhã. Foi assim quase que todos os dias ...

Eu tentei visitar todos os pontos turísticos "de graça" que tinha por lá, mas ainda faltou muita coisa. Fomos á um prédio da prefeitura que tem um observatório no 45º de onde se tem uma vista bem legal da cidade ( pena que estava chovendo e nublado). Dizem que nos dias claros é possível avistar até o Monte Fuji.

Fomos também no Sony Center onde tem um showroom onde você pode conhecer e testar várias novidades que ainda não chegaram ao mercado, mas honestamente não vi nada de muito especial lá.

E pela primeira vez visitei um Templo Xintoísta super bacana chamado Meiji Jingu construído na década de 20 na companhia da minha amiga de infância e xará que eu encontrei lá, a Márcia Millaré. Esse templo também aparece no filme Lost in Translation logo no começo do filme. E nas horas vagas ficávamos zanzando por alguns bairros que eu não conhecia como o Harajuko e Shibuya e voltamos várias vezes ao Shinjuko, Akihabara e no famoso Ginza, que segundo meu guia, é o pedaço de terra mais caro do planeta.

Eu adoro Tokyo e voltaria pra lá muitas vezes. É uma cidade limpa, segura e organizada. A impressão que a gente tem é que ela acabou de ser contruída. As faixas nas ruas, o asfalto tem tudo cara de novo. E os japoneses, como todos sabem, são extremamente educados.

Mas Tokyo é uma cidade estressante. Tudo faz barulho o tempo todo. É o carro que vai dar ré. É o sinal quando abre para os pedestres atravessarem. São os auto-falantes todos espalhados pela cidade. São as estações de trem que tem uma gravação avisando o tempo todo para tomar cuidado pra não cair nas linhas e claro, a poluição visual que fica muito pior a noite com todas aquelas luzes pra todo lado. E por último aquele bando de gente andando/correndo pra todo lado o dia inteiro, especialmente nas estações de trem como o Shinjuko e Shinagawa que é onde ficava nosso hotel.

As estações de trem são tão cheias que eu li que em algumas delas tem até um fulaninho (chamados rashawas) que ajuda a empurrar o povo para dentro do vagão, para poder caber todo mundo lá dentro. Mas como sinal de desculpa por esse ato, eles se curvam quando o trem parte. Infelizmente eu não vi nenhum deles ...

Eu parti para essa viagem com o espírito do Antony Bourdain, e provei todo tipo de comida que apareceu na minha frente. Desde os sushis mais tradicionais até os feitos com enguia. A minha missão também era ir comer num daqueles botecos bem típicos, onde não se ve estrangeiros. Ficamos felizes quando entramos num deles no bairro do Shibuya numa noite e comemos Yakitori ( uma espécia de espetinho) de barriga de porco. Estava delicioso, só ficamos tristes quando recebemos a conta. Saimos de lá e fomos matar a fome no Wendy's. Mas valeu muito a pena :)

O Japão é assim mesmo. Sempre me deixa com gostinho de "quero mais" :)
Mais fotos aqui, no flick

1ª) Templo Meiji Jingu.
2ª) Cruzamento no Shibuya - Ficou famoso no filme Lost in Translation.
3ª) Guloseimas no Shinagawa.
4ª ) Eu e a minha amiga Marcia Millaré.
5ª) O boteco que nós jantamos no Shibuya.
6ª) Uma das milhares de máquinas de bebidas espalhadas pela cidade. Nessa aí tem até sorvete.