quinta-feira, maio 22, 2008



Eu troquei de ajudante de lar faz pouco tempo, e essa que arrumei agora tem me feito pagar todos meus pecados...

O lado bom é que ela é super boazinha e uma pessoa de extrema confiança, já que é uma velha conhecida da família. Mas o lado ruim é que ela simplesmente não sabe fazer aquilo que ela se propôs a fazer, que nada mais é, do que fazer faxina.

Ela sempre coloca o lençol da minha cama do lado avesso, mas isso eu até entendo porquê talvez ela tenha medo que algum cachorro louco apareça para me pegar de madrugada. Na cabeça dela é inconcebível que alguém não tenha um piso de banheiro combinando com o jogo de toalhas de banho, então ela usa minha toalha de rosto esticada no chão, no lugar do piso. Ou vai ver ela acha que aqui em casa a gente seca o rosto esfregando a cara no chão. E eu já estou convencida de que a religião dela não permite que o lado esquerdo da minha estante seja limpo, porque lá sempre, mas sempre está cheio de pó. E não vou nem falar das habilidades dela como passadeira, porque de uns tempos pra cá eu sou uma mulher literalmente brilhante usando as calças pretas que ela passa...

Um dia eu estava comentando os métodos nada ortodoxos dela fazer faxina com a minha cunhada, quando ela me contou que lembrava de uma vez, quando viu a mãe brava porque a V. tinha lavado roupa cedinho e no final da tarde, a V. já tinha recolhido, passado e guardado toda roupa que ainda estava ... molhada! E acreditem, vinte anos depois, ela já quase fez isso aqui. Só não chegou nos finalmente, porque eu cheguei a tempo de impedi-la de tal asneira.

Aí ontem, chegando do trabalho, encontrei com a irmã dela no caminho que veio me pedir gentilmente que eu a indique assim que souber de alguém que precise de uma empregada. Claro que minha resposta não poderia ser outra:

- Mas claro Solange! Assim que tiver uma inimiga, você será a primeira a ser notificada.

Fazer o quê? Ruim com elas, mas é pior sem elas...