quarta-feira, agosto 02, 2006




Photobucket - Video and Image Hosting



É incrível o que as pessoas fazem pra se defender da violência nas grandes cidades. Elas inventam esconderijos, dos mais absurdos, pra poder preservar suas coisas mais valiosas em caso de um roubo em casa. Já vi gente que guarda jóias a barra da cortina. Outras que guardam dinheiros e objetos mais valiosos com produtos de limpeza e outras ainda que preferem guardar suas coisas dentro de sapatos no fundo do guarda-roupa.

Essa última é a tia de uma amiga. Eu achei o esconderijo dela fantástico, afinal quem vai adivinhar que tem jóias ou dinheiro guardado dentro de um sapato velho no fundo de um guarda roupa. Ninguem né? O esconderijo era tão que até a dona um dia se esqueceu dele.

A tia um dia resolveu fazer uma limpa em casa e separou várias roupas e sapatos pra doar pra um carroceiro que sempre passava na rua dela, e no meio das doações ela mandou sem querer o tal sapato recheado com algumas jóias que ela havia herdado da avó que vivia em Portugal. Passaram-se alguns dias, dai ela lembrou da besteira que tinha feito! Saiu desesperada e chorando pra casa da irmã que morava no final da mesma rua. Quando ela chegou lá, ela contou o acontecido pra irmã, que atônita não acreditava no que ouvia.

- Mas mana, você tem certeza que fez isso?

Quer dizer, certeza mesmo ela não tinha. Mas a sua última lembrança era que ela tinha guardado as jóias dentro de um sapato vermelho. E quando ela separou as peças para doação, o primeiro a ir embora foi o tal sapato vermelho, afinal quem é que usa um sapato de verniz vermelho hoje em dia?

Elas conheciam de vista o tal carroceiro. Ele sempre passava por lá recolhendo coisas, mas elas não sabiam nada a respeito dele. Onde morava. Qual era o nome. Foi quando a irmã disse:

- Mana só tem um jeito da gente saber se o carroceiro achou suas joias. Se ele voltar por aqui nos próximos dias é bem provável que ele não tenha achado as jóias, mas daí você pergunta pra ele o que ele fez com o sapato vermelho. Diga que você se arrependeu e quer o sapato de volta. Agora se ele nunca mais voltar é porque com certeza ele já passou a mão nelas ...

Passaram-se umas três semanas e nada do carroceiro voltar. A tia da minha amiga já estava conformada que tinha mesmo mandado as jóias embora com o sapato vermelho.

Mas graças a essa mania nacional que nós mulherers temos, de acharmos que somos descendentes diretas de centopéias, e por isso precisamos de inúmeros pares de sapato, um dia a tia dela foi pegar um sapato de festa, guardadinho no fundo do guarda-roupa e teve a maior surpresa. As jóias estavam lá. Ela tinha mudado o lugar das mesmas, nem lembrava mais porque, e tinha se esquecido disso.

O carroceiro só voltou a aparecer lá no mês seguinte. Disse que com o dinheiro da venda das coisas que tinha ganhado dela, ele tinha ido visitar uns parentes no interior. Mas que aquele sapato lindo de verniz vermelho ele tinha feito questão de dar de presente de aniversário pra mãe dele :)