sexta-feira, maio 05, 2006

Aqui perto de casa apareceu uma velhinha que é moradora de rua. Na verdade eu não sei se ela fica em algum abrigo aqui na redondeza, porque quando chove ela desaparece, mas o fato é que se não estiver chovendo ela dorme por aqui mesmo e passa o dia perambulando pela redondeza.

Eu morro de pena dela, porque além de tudo parece que ela não bate bem das idéias, e ás vezes ela acorda atacada e passa o dia inteiro falando alto e sozinha. Sempre que eu encontrava com ela de manhã, e ela tava quietinha sentada num cantinho alí da rua, eu dava uns trocados pra ela e dizia : tia, vai tomar um café na padaria. Ela sempre pegava o dinheiro e me olhava com seus olhos azuis e uma expressão de contentamento no rosto. Se ela ia mesmo tomar café, só deus sabe ...

Teve um dia que eu sai meio atrasada para o trabalho e a avistei um pouco mais pra cima do lugar que ela costumava ficar. Resolvi que daria o dinheiro pra ela ir tomar o café e enquanto subia a rua, ia revirando a bolsa em busca de uns trocados. Esse dia eu só achei moedas jogadas na bolsa, mas sei que tinha o suficiente pra ela pagar ao menos um café com leite. Quando eu fui me aproximando dela, já percebi que ela tinha acordado atacada naquele dia. Ela falava, falava e eu estava meio que na dúvida se me aproximava dela ou não naquele estado. Por fim resolvi chegar perto e entregar o dinheiro pra ela e como sempre falei:

- ôo tia, vai na padaria tomar um café.

Vocês precisavam ver a cara de desprezo que ela fez para as minhas moedas! Ela esticou a mão, eu coloquei as moedas na palma da mão dela, daí ela estalou a boca num ahh ! e me virou a cara ! A minha vontade era pegar as moedas todas de volta, hahaha.

Pior que isso, só a história que um amigo nosso contou uma vez. Ele chegava de madrugada do serviço e sempre via um sujeito dormindo perto da casa dele. Teve uma vez, num inverno, que a temperatura marcava uns 10º e ele ficou penalizado de ver aquele senhor dormindo alí, ao relento. Então ele entrou em casa, fez um chocolate quente, um pão com manteiga na chapa e voltou lá fora pra entregar o lanchinho para mendigo. Disse que o homem estava dormindo, então ele deu um tapinha no ombro do cara e falou:

- Boa noite, senhor. Eu trouxe uma bebida pra ajudar te aquecer.

O homem meio que dormindo, meio que acordado pegou aquilo na mão e depois de dar o primeiro gole no chocolate, tacou tudo longe gritando:

- EU NÃO QUERO ESSA PORCARIAAAAAA!!!!

Coitado no nosso amigo. Ele até hoje só falta chorar quando conta essa história pra gente, hahaha.

Esse sujeito, como a velhinha que tem aqui perto, também não devia bater muito bem da cachola, então a gente não pode fazer nada.

Mas que na hora isso da uma raiva, isso dá!