sábado, janeiro 31, 2009

Pela hora da morte

A amiguxa Ana me perguntou num post lá embaixo, se no Japão os preços são pela hora da morte ou se dá pra comprar alguma coisa. Eu pensei um pouquinho, e resolvi fazer um post sobre o mito de que no Japão tudo é caríssimo.

A minha impressão é de que não, não é tão caro assim. Claro que existem hotéis, restaurantes, lojas de departamento chiquérrimas e carésimas como toda cidade com o mesmo apelo turístico de Tóquio, mas dá pra se fazer uma viagem pra terra do sol nascente sem tem que vender a alma pro diabo primeiro.

O hotel que ficamos em Tóquio, provavelmente tinha uma tarifa especial para a companhia onde o Rogério trabalha, mas pra se ter uma idéia, o custo total da minha hospedagem cobrada a parte pelas 3 noites ficou em 70 dolares. E durante o tempo que zanzei pelos guias e foruns de viagem, vi muita dica interessante de hospedagem em Tóquio por preços bem acessíveis. Aliás, a melhor maneira de se encontrar dicas pra tudo que se precisa quando se vai para algum lugar com certeza são esses foruns, como o do Trip Advisor . Eu usei e abusei deles enquanto planejava as minhas férias.

Em Sapporo também tem hotéis com preços para todos os bolsos, então imagino que no restante do Japão também seja assim.

Lojas de roupas de marca no geral tem preços maiores que as dos Estados Unidos, mas fiz questão de olhar preço de batons em quiosques da Shiseido, Mac, Kanebo, Shu Uemura e constatei que os preços não são diferentes das lojas na terra do Tio Sam. Agora roupa normal, acho que tudo também depende do lugar onde se compra. Comprei cachecol na promoção por 10 dolares num mercado - depato - perto do hotel em Tóquio, que foi o mesmo preço que paguei no Canadá no ano passado.

Agora os lencinhos - meu objeto de desejo como relatado no post abaixo - custavam o olho da cara. Vi lenços de 30, 50, 75, 100, 150 dolares !!! E eu que achava que fosse me esbaldar comprando lenços, dancei. No fim, achei 3 minúsculos da YSL numa bacia e comprei, por também 10 dolares cada um.

Quanto a comida também dá pra comer razoavelmente bem com 10 a 15 dolares. Mas se tratando de pratos a base de carne, pode ser um pouco mais caro. Mas como todo lugar, também tem o fator "onde" você vai comer. Por exemplo, quando estive em Tóquio há três anos, fomos num Izakaya em Shibuya comer Yakitore e foi muito caro. Por cerca de 3 espetinhos minúsculos e uma cerveja, custou coisa de 30 dolares. Saímos de lá e fomos comer no KFC porque não tinha matado a fome. Agora como dessa vez fomos com um "local" e não num bairro da moda, a conta ficou na casa dos 100 dolares, mas para 3 pessoas, com muita cerveja e espetinho até sair pelo nariz.

Em Sapporo comer fora também não é tão caro, desde que não seja o prato nacional, que são os caranguejos gigantes. Um kilo dessa iguaria pode chegar a custar quase 100 dolares. Nos restaurantes então, nem imagino quanto custe.

Transporte sim achei muito caro. O trajeto que fiz de trem e metrô para ir no templo em Asakusa - que levou coisa de 30 ou 40 minutos - ida e volta me custou 12 dolares . Claro que deve haver aqueles passes diários para turista, mas o problema é que no meu caso não valia a pena, já que a linhas não eram intercambiáveis, e na última linha, eu teria que comprar o passe.

Enfim, acho sim que é viável fazer uma viagem para o Japão com planejamento e bom senso, sem ir a falência. E com a certeza de que no final dela, valerá cada tostão que foi gasto :)