sábado, janeiro 17, 2009

Sapporo Shi

Toquio ja ficou literalmente para tras.

Chegamos ontem a tarde aqui em Sapporo. Sapporo e a capital da provincia de Hokkaido que fica no norte do Japao. E a casa da cerveja que leva o mesmo nome da cidade, a Sapporo Beer (Sapporo Biru), do Festival de Inverno que e um dos mais famosos do mundo, o Yuki Matsuri e foi o sede das Olimpiadas de Inverno de 1972 . E tambem o meu lar doce lar por um ano e meio.

Pra quem nao sabe, eu morei aqui logo que me casei, e ha 15 anos quando fui embora nao acreditava que um dia pudesse voltar. Sapporo e uma cidade muito diferente de Toquio, quase que provinciana. Mas e muito agradavel e esta sendo uma experiencia incrivel poder voltar aqui depois de tantos anos e caminhar por lugares - muitos estao super diferentes - que um dia ja fizeram parte da minha rotina.

A grande maioria dos japoneses tremem so de ouvir falar em Hokkaido, por causa do frio. Saimos de 10 graus de Toquio e chegamos aqui com zer0 grau. Na noite de ontem estava fazendo -2 e tem previsao de neve para os proximos dias.

Como na grande maioria das cidades frias, existe uma cidade subterranea lotada de lojas que fazem ligacao com o metro, e os sapporenses com certeza devem estar por la, porque nas minhas andancas de ontem, a cidade estava super vazia.

Estamos num hotel super bonitinho que achei pela internet e que fica bem no meio da cidade, facilitando e muito a nossa locomocao, ja que os meus maiores gastos em Toquio ficaram por conta da quantidade de trens e metro que a gente tomava pra andar pra la e pra ca.

E hoje nos vamos ate o bairro onde a gente morou e tenho certeza que vamos viver muitas outras emocoes ...

E que assim seja! :))))