terça-feira, janeiro 20, 2009

Yuki & Onsen

Neva muito, muito, muito aqui em Sapporo desde ontem a noite. Segundo a tv, ate o meio dia de hoje, ja tinha nevado 30 cm. Enquanto escrevo esse post, eu posso ver a neve ( yuki) caindo atraves da vidraca. E a paisagem e linda de morrer ;)

Hoje nos fomos ate uma cidadezinha que fica ha uns 50 minutos de trem aqui do centro chamada Otaru. Ela tambem fazia parte das nossos passeios enquanto moravamos aqui, por isso fizemos questao de tambem inclui-la no roteiro.

Existe uma historia que eu acho incrivel a respeito dessa cidade. No meu antigo emprego, eu conheci um senhor que era japones, mas que vivia ha muitos anos no Brasil. Um dia conversando com ele, nem sei porque, mas acabei dizendo que havia morado no Japao. Quando perguntei a ele em qual cidade ele havia nascido, ele me respondeu que era uma cidade minuscula e que ninguem conhecia, mas que ficava no norte do Japao. Eu fiquei super curiosa quando ele disse isso, e insisti pra que ele me dissesse o nome da cidade, e foi quando ele respondeu: Otaru. Ele ficou mais surpreso ainda de saber que eu, la do outro lado do mundo, ja havia estado na cidade natal dele aqui, tambem no fim do mundo. Isso pra mim e um exemplo perfeito de que as vezes o mundo nao e tao grande quanto a gente imagina ;)

Mas hoje em Otaru, alem de revisitar os lugares que a gente conhecia, pude tambem pela primeira vez ter uma experiencia bem tipica japonesa indo num onsen. Onsen sao banhos publicos ou privados - em ryokans - em aguas termais e cada regiao no Japao tem um tipo de agua, com minerais diferenciados. E uma experiencia unica, primeiro porque os banhos sao obviamente nus, na frente de um bando de estranhos, e existe todo um ritual de preparo para poder efetivamente entrar nas piscinas (ofuros gigantes).

Nos encontramos esse onsen por pura sorte. No centro turistico de Otaru, o Rogerio perguntou ao senhor que estava la se ele falava ingles, e ele respondeu yes, mas ficou por isso mesmo, porque as demais informacoes ele deu tudo em japones, hehehe. Mas um outro senhor, que parecia ser fiscal do terminal onde a gente teria que pegar o onibus, nos levou ate o ponto, escreveu o endereco em kandi do local no papel e nos deu o nr e o horario do onibus que nos levaria ate la. Foi uma tremenda gentileza, que alias nao foi a primeira nesse sentido que tivemos desde que chegamos aqui.

Enfim, quando chegamos no onsen, o rapaz da recepcao nos informou sobre os procedimentos do banho e quando entrei, uma outra senhorinha novamente no idioma do mimiques foi me mostrando o que eu deveria fazer. Um dos meus receios em ir num onsen, era que eu havia lido em varios foruns na internet que pessoas tatuadas nao sao bem vindas nesses lugares, ja que tatuagem no Japao esta, ou pelo menos ja esteve, diretamente ligada ao Yakuza, a mafia japonesa. E embora ninguem tenha feito nenhuma pergunta nesse sentido na recepcao, dentro dos vestiarios havia um desenho fazendo tal observacao, como eu ja havia visto na internet.

Bom, mas ninguem me expulsou de la, e na verdade a mulherada nem deu a minima pra minha tatuagem, o que me fez sentir bem mais confortavel. E claro que um ocidental chama a atencao num lugar desses, e ate vi uma senhora cochichando com a minha ajudante de que lugar eu era, e a senhoria respondeu Buradiro, mas tudo na maior discricao.
A agua e absurdamente quente, e alguns minutos depois de ficar dentro dela, a minha vontade era sair correndo e rolar na neve que caia ha alguns passos de onde eu estava. Foi uma experiencia sureal estar dentro de uma piscina com agua numa temperatura de quase 40 graus, num frio de zero, com uma vista para um jardim japones todo branquinho vendo a neve cair ...

Por motivos obvios nao e permido fotografar nem filmar nesses locais, mas ja cansei de ver videos e fotos de buzanfas em onsen na internet. So espero que a proxima nao seja a minha ;)
Ai, Ai. Depois de um dia desses a unica coisa que consigo enxergar agora e a minha caminha ...

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzz