quarta-feira, março 29, 2006

Usar ou não usar? Eis a questão!




Apesar de já ter passado um pouco da idade de ter espinhas, o meu rosto de vez em quando "explode" com elas! E por causa disso eu sempre estou indo ao dermatologista. A médica que eu consultei no ano passado, depois de tentar um tratamento a base de antibióticos por via oral, géis acídos para a noite e filtro solar chegou a conclusão que deveria tentar um tratamento mais radical, e me receitou um medicamento que eu achei que só seu fosse louca é que deveria tomar. Ela mesma me alertou que quando eu dissesse as pessoas que iria tomar aquilo, ouviria histórias do tipo "que esse medicamento é proibido", "que já houve caso de óbito tomando o tal remédio" mas pra que eu ficasse sossegada porque aquilo era puro exagero do povo!

Eu que não sou boba nem nada, fui perguntar para o meu amigo google o que ele achava daquilo, e bingo! Descobri que o remédio na verdade é usado para tratamento do cancer na próstata em estágio avançado e alguns dermatologistas também usavam o medicamento para tratamentos estéticos, mas a Anvisa não aconselha o uso do remédio para esses fins. Depois dessa, resolvi procurar uma antiga dermatologista que eu costumava me tratar, para ouvir uma segunda opinião. Liguei em janeiro e consegui marcar uma consulta pra ontem ( é quase impossível achar uma vaga na agenda dela) e ela realmente confirmou minhas suspeitas. Disse que esse medicamento realmente não deve ser usado pra isso, mas sugeriu que eu fizesse alguns exames e me falou sobre um outro remédio, que realmente é indicado para casos de acne. Mas o tal remédio também é bem forte, com efeitos colaterais incômodos e o tratamento também é bem longo e parece que eu preciso assinar um Termo de Consentimento, dizendo que estou ciente que não posso engravidar durante o tratamento. Eu confesso que também fiquei meio desconfiada com isso. Pra mim, o uso determinados medicamentos é mais ou menos como se sujeitar a tomar uma anestesia geral, pra fazer uma lipo na barriga. Será que os fins justificam os meios?

Bom, mas a médica me passou o site do fabricante onde eu possa tirar mais dúvidas a respeito do tratamento, e ouvir a opinião de outros usuários do remédio, já que existe até um forum pra isso, mas na maioria são todos adolescentes. Até agora as maiores queixas são sobre os efeitos colaterais como por exemplo dor muscular, olhos e narinas secos e lábios rachados. E claro sobre a demora no tratamento. Mas depois de ler o depoimento de um usúario, eu desisti de vez! Vou reproduzi-lo aqui na íntegra :

Essa é uma história antiga. Jandira era uma menina de apenas 16 anos de idade e começou a tratar sua acne com o medicamento chamado roacutan. No quinto mês de tratamento, Jandira vai para uma festa e se envolve com um belo rapaz. Após um mês, Jandira descobre que está grávida, guarda o segredo dos pais e mantêm sua gravidez de alto risco. Com o passar do tempo Jandira sente fortes dores na barriga, mas consegue levar sua gravidez com muita coragem. No dia em que Jandira deu a luz, veio a surpresa!!! Seu filho nasceu sem pescoço, mirrado, orelhas maiores que o normal, deformações faciais e mentais. O roacutan transformou seu pobre filho que acabara de sair de seu ventre em um tipo de mutante. Jandira batizou aquilo de Severino Cavalcanti!

Moral da história: Usem camisinha pelo amor de Deus... quem sabe o que virá da próxima vez?
!



Agora me digam. É ou não é pra ficar apavorada? :o))