segunda-feira, agosto 28, 2006

E por falar em número de telefone do Japão eu me lembrei de um causo. Apesar da linha telefônica custar um absurdo na época em que eu morava lá, a gente achou que valeria a pena o investimento. Era uma segurança tanto pra nós, quanto pra nossa família saber onde achar a gente em caso de emergência.

Mas quando compramos a bendita linha nunca imaginamos que um dia poderíamos receber uma ligação que fosse "engano", ainda mais em japonês.
Mas um dia isso aconteceu ...

O telefone tocou logo cedo, e quando atendi o sujeito do outro lado da linha falava:

- Moshi Moshi , Watanabe san onegai shimassu.

Quando ouvi isso me toquei que era engano e fiquei pensando - Caramba! e agora o que eu faço já que eu não sei falar que esse sujeito não mora aqui !! Ahh já sei, vou falar que ele não está. E respondi:

- Ele não está não.

A minha esperança era que ele percebesse que tinha ligado errado, mas isso não aconteceu e durante alguns dias, no mesmo horário, o telefone tocava e quando eu atendia era o homem de novo querendo falar com o tal Watanabe. A minha vontade era responder - Ô japa burro! Não se tocou ainda que tá ligando errado? ? Mas como eu também não sabia falar isso, continuava respondendo:

- Ele não está aqui não.

Depois de uma semana, eu já estava de saco cheio desse cara ligando todo dia no mesmo horário. Daí fui obrigada a pedir pra uma colega que falava japonês me ensinar a falar que o "Watanabe san não morava lá, e que fazia uma semana que ele estava ligando errado".

Bom, quando finalmente consegui explicar isso a ele, dei graças aos céus por não entender nada do que ele continuava falando :)