sexta-feira, novembro 16, 2007

Todos os anos, quando vai chegando à época do 13º a gente já começa a fazer planos de como e onde gastar o dinheiro. Mas às vezes, mesmo depois de muito estudo e planejamento, o investimento acaba saindo pela culatra. E isso já aconteceu com a gente uma vez...

Há alguns anos atrás a gente queria trocar de carro. Fomos numa concessionária e chegando lá a gente se encantou com o primeiro carro que viu na frente. Era um Tempra preto, lindo super bem cuidado. Claro que o carro custava muito mais caro do que a gente podia pagar, mas juntamos nosso 13º, férias, mais dinheiro emprestado e demos entrada no carro. É, só a entrada, porque o saldo foi financiado em sei lá quantas vezes que graças à taxa dos juros da época, se transformou no triplo do preço. Mas a gente estava tão entusiasmado com o carro que falamos “Dane-se quanto vai custar nos queremos é andar de Tempra preto.”

Os primeiros dias foram uma maravilha. Sim, os primeiros dias, porque no primeiro mês ele já nos largou na mão no estacionamento do shopping. Dessa vez foi à bomba d’água; No segundo mês foi à bomba de gasolina e daí pra frente não parou mais. A gente descobriu em curto prazo que tinha comprado uma bomba! Pra vocês terem uma idéia, no período de 8 meses o carro fundiu o motor por duas vezes. Isso mesmo, foram duas vezes!

Eram inacreditáveis as coisas que aconteciam com ele! O carro era lindo, mas não valia nada! A nossa vida financeira regrediu uns cinco anos por conta desses oito meses que a gente ficou com aquele carro. O cara que arrumou o motor pela segunda vez disse pro Rogério quando ele foi buscar o carro na oficina:

- Vou te dar um conselho. Entra na primeira loja que você encontrar no caminho e vende esse carro!

E quem é que queria comprar aquela porcaria? Parecia que todo mundo já sabia da fama do nosso Tempra Preto. Claro que depois de muito custo, reza brava e novena pra Santo Expedito, nós finalmente conseguimos se livrar daquela tralha.

Hoje, quando alguém no transito dirigindo um Tempra fecha o Rogério, e ele tem o ímpeto de começar a xingar o cara eu logo digo: Deixa o cara coitado! Ele já tem um Tempra. O que você pode desejar de pior na vida de alguém que tem um Tempra?

Mas até que nós não fomos tão ruins assim. Para o próximo comprador nós deixamos um envelope de doril no porta luvas. Na hora ele não deve ter entendido nada, mas depois...