quinta-feira, novembro 16, 2006


Quando eu era criança, eu e a minha prima morríamos de medo de uma velha que morava perto da nossa casa. Ela era meio maluca e andava falando sozinha e diziam as más línguas que ela era macumbeira.

Quando a mulher apontava no começo da rua, a gente saia correndo pra dentro de casa. Na verdade eu corria para o quarto da minha mãe, fechava a janela e ficava olhando ela passar pela veneziana. Mas mesmo assim eu ainda morria de medo da mulher, porque como ela era macumbeira, eu acreditava que ela podia me enxergar ali, mesmo com a janela fechada.

O tempo passou, mas o trauma ficou e até hoje ainda tenho medo de véia doida. Pra ajudar tem uma que anda pelas ruas aqui perto do escritório. E o pior, essa anda armada!

Na verdade verdadeira não é bem uma arma que ela carrega, mas sim um tamanco de madeira. Mas quando ela está atacada, acredite, ela faz estragos com esse tamanco!!!

Num desses dias, a minha amiga passou perto dela, e ela arrancou o tamanco dos pés e tacou na pobre da moça. Sorte que pegou na perna dela, porque se tivesse pegado na cabeça é provável que ela nem estivesse mais aqui pra contar essa história...

O povo que conhece ela melhor, diz que esses ataques de loucura vêm quando ela não consegue entrar no forró risca faca que tem perto da casa dela. O problema é que o cabra que não aceita o convite dela pra dançar, toma uma tamancada na cara. Sem dó nem piedade. E quando ela apronta uma dessas no baile, o segurança barra a entrada dela nas próximas semanas.

Eu morro de medo dela, porque a mulher é doida de pedra! Um dia eu estava indo por uma calçada e quando vejo e ela que vinha na minha direção.

Eu achei desaforo ter que mudar de calçada pra não correr o risco de levar uma tamancada dela. Então respirei fundo e continuei andando e já disse pra mim mesma: "Se essa mulher me tacar um tamanco eu vou descer a mão na cara dela".

Mas quando eu estava chegando bem pertinho dela, me deu um medão, e eu tive que sair correndo. Atravessei a rua no meio dos carros e quase fui atropelada, mas não tive coragem de passar perto dela.

Mas também acho um absurdo uma mulher do meu tamanho morrer de medo e ainda sair correndo toda vez que encontra a véia do tamanco. Preciso tomar uma atitude que qualquer mulher madura teria se estivesse no meu lugar.

Vou hoje mesmo comprar um tamanco !