terça-feira, maio 17, 2005

Dr. Google


No começo do ano eu estive em um consultório médico e solicitei ao médico que me pedisse alguns exames, só por precaução. O médico fez o pedido em menos de 30 segundos, e eu peguei os papéis e resolvi não voltar mais lá, já que eu não fui com a fuça dele, mas mesmo assim resolvi que faria os exames. Larguei os pedidos num canto qualquer aqui de casa e na semana passada resolvi leva-los até o laboratório perto do meu trabalho pra saber se aqueles pedidos ainda tinham validade ou se eu teria que voltar a "outro" médico pra fazer uma nova solicitação. A atendente olhou os papéis e disse que não seria necessário pedir outro, e a única recomendação que ela me fez foi que eu deveria ir logo cedo em jejum para tirar sangue e que deveria voltar no mesmo dia, duas horas após o almoço que seria feita uma nova coleta. Fazer o que né, não gosto de tirar sangue nem uma vez quem dirá duas no mesmo dia, mas enfim o que a gente não faz pra dar uma bicuda no trabalho. Fiz tudo direitinho como ela me instruiu na semana passada e hoje fui buscar o resultado dos meus exames. Claro, todo mundo sabe que médico nenhum gosta que se "abra" os resultados dos exames, mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso? ou pelo menos colocou o envelopinho embaixo da luz pra ver se conseguia ler alguma coisa???

Então abri meus exames e fui lá conferir meus resultados, afinal todos eles vem com uma tabelinha ao lado pra indicar o que é considerado normal ou fora do normal, é só a gente comparar. Meu colesterol está elevado, mas isso eu já sei faz tempo, já que uma vez que eu fiz um exame desse a propria médica me disse que era normal o colesterol alto em pessoas acima do peso. O valor desejável é 200 e o meu está em 241! O resto está praticamente tudo normal ( de acordo com a tabelinha) e até a taxa de glicemia, aquele que eu fui fazer depois de ter almoçado está nos limites normais. Mas dentre todos esse exames apareceu um tal de "Hemoglobina Glicada HB A1c" com resultado intolerante! E agora, o que que é isso???? Bom, como eu não tinha nenhum médico marcado pra levar o resultado dos meus exames mesmo eu me lembrei dele, o Dr. Google e fui lá pesquisar e veja só o que eu encontrei:

"Denominamos hemoglobina glicada a porcentagem de hemoglobina que está unida à glicose e que permite registrar os níveis de glicemia que o paciente apresentou durante os últimos dois ou três meses, já que a porção de sangue coletada apresenta glóbulos vermelhos de diferentes idades, independentemente da renovação dos glóbulos vermelhos a cada quatro meses. Existem várias classes de hemoglobina glicada e a mais utilizada é a hemoglobina glicada A1 c, que é a que se mede com maior freqüência em pacientes portadores de diabetes e para a qual foram estabelecidos níveis ideais"


Ma que que isso!!!! Apesar de ser filha de diabético a " tabelinha" não me considerou diabética! Fiquei mais confusa ainda, e acho que dessa vez, Dr Google, você não conseguiu me ajudar. Amanhã vou procurar um médico de verdade...