A Revista Época trouxe uma matéria muito interessante esta semana sobre a comunicação por e-mails que existe hoje em dia dentro das empresas. Interessante sim, porque é um absurdo a quantidade de gente que não sabe se comunicar por e-mail, principalmente dentro das empresas.
E um dia desses, conversando com algumas miguxas, todas concordaram com o mesmo ponto. Nós - eu e elas - detestamos quando a gente passa bom tempo redigindo um e-mail, procurando significados de palavras no dicionário pra não escrever besteira, tentando usar a pontuação de maneira correta, e quando vem a resposta ela é totalmente monossilábica: sim; ok; DEPOIS EU VEJO!!! E detestamos mais ainda, quando fazemos várias perguntas e não vem resposta para nenhuma delas!
Um dia estava conversando com uma moça, e ela contou que tinha comprado um lençol térmico pela internet e que havia mandado um e-mail para o fornecedor para saber como faria para finalizar a compra. A resposta do cara foi tão grosseira, com as letras todas em caixa alta, que ela ficou com o maior medo de fazer negócio com aquele cara. De repente ele poderia ser até super gente boa, mas o fato de não saber redigir um simples e-mail, detonou a credibilidade dele.
Outro problema sério que vejo, pelo menos no local onde eu trabalho, é o descaso ou desleixo em mudar o título dos e-mails. Tem gente aqui que usa o título do “Happy Hour marcado para o dia 30/08” para comunicar a reunião que foi marcada com urgência para às 5 da tarde. E ai de você se não aparecer na reunião e disser que não foi avisado. “ Como assim não foi avisado!? Eu te mandei um e-mail !!!”
Existe até o caso daquele cara que trabalhava no 7º andar da empresa e pegou a gripe suína. O cara que sentava ao lado dele, ficou encarregado de mandar e-mails para todos os colegas da empresa, informando o estado de saúde dele. Mas por pura preguiça, ele nunca mudava o título do e-mail e chegou uma hora que ninguém mais se importava de abrir o e-mail que vinha todo dia com o mesmo título “Estado de saúde do Carlos”. Aliás, já tinha gente até maldando o Carlos, e cada vez que via aquele e-mail ainda pensava “ahh, esse cara tá de sacanagem. Impossível alguém ficar gripado o mês inteiro!!!” outros ainda pensavam “Esse Carlos sempre teve cara de folgado mesmo!!!” e no final das contas, o pobre Carlos tinha morrido e já tinha até sido enterrado, mas por causa daquele título porco do e-mail, ninguém ficou sabendo ...
Então fica aqui a minha dica: Pensem no pobre do Carlos cada vez que forem escrever um assunto novo num e-mail :)
Um comentário:
Marcia, sensacional esse post! E eu queria aproveitar para pedir permissão, copiar o texto e fazer um spam para todo mundo no trabalho!!
Brincadeira, claro!
Abçs, :)
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